Total de visualizações de página

domingo, 16 de outubro de 2011

Milagres psiquiátricos ao alcance de todos

Fiquem atentos às novidades que podem mudar sua realidade nos próximos anos para melhor, e você terá papel decisivo nessa revolução. A principal chama-se plasticidade cerebral! Guardem essa expressão. Por plasticidade podemos entender a incrível e inesperada habilidade do nosso principal órgão, o centro da vida, nosso bom e velho cérebro em reorganizar, mudar, transferir funções nobres, readaptar-se a situações complexas, contrariando a velha máxima "neurônios 
não se regeneram e cérebro lesado está eternamente incapacitado". 

Portadores de derrames cerebrais (AVCs), traumatismo crânio encefálicos (TCE), crianças com paralisia infantil ou outros casos de prognósticos antes tidos como irreversíveis têm-se beneficiado de novas técnicas de reestímulo, baseada em trabalhos sobre a plasticidade cerebral. 

Nada mais impressionante que uma neurocientista americana (me esqueço o nome, mas o livro e o documentário foi passado no GNT há algum tempo) que após severo derrame cerebral em que ficou afásica (sem falar, sem se expressar) e sem movimento no corpo inteiro, conseguiu 
reconectar as vias neuronais. 

Com todos seus conhecimentos como pesquisadora aplicada do cérebro, ela obteve uma recuperação considerada "milagrosa". Hoje dá palestras e é fervorosa defensora da reabilitação dos circuitos neuronais com super estímulos focais.

Mas o que mais me impressionou foram as pesquisas sobre a plasticidade do cérebro em resposta aos pensamentos, sentimentos e desejos. É incrível, mas nossos neurônios se comunicam formando uma rede neural que vai se conectando a áreas do cérebro e se "viciam" em formas de pensar, sentir ou agir. 

Assim, pessimistas vão se aprisionando em suas redes de más notícias e sem que percebam, selecionam tragédias, baixa auto-estima, pensamentos negativos e só falam do mundo-cão. 

É a turma do Datena, deprimidos, angustiados, são ruminantes em visão de morte, falta de sentido em tudo, ruína, vontade de suicidar, aperto no peito e andam lentamente, em círculo vicioso, numa noite escura, solitária, seus neurônios viciaram em desprazer, culpa, dor sofrimento.

Os obsessivos-compulsivos, reverberam em dúvidas (fechei ou não a porta, desliguei ou não o gás, contei certo ou não) e repetem seus rituais, cheio de culpas, inseguranças, medo de errar, ser punido, ou responsabilizado por alguma tragédia.

A boa noticia é que um bom tratamento farmacológico, uma terapia que tenha a visão da teoria quântica, cognitiva, que considere a nova visão da plasticidade através do ensinamento ao paciente de como "desconectar sua rede neural doentia e reconectar com a área do prazer, da satisfação, do relaxamento e alegria". Conecção esta que permita uma ampliação sensorial e perceptiva do mundo interno e externo, uma nova visão da fé, enfim a constatação que viver é uma dádiva e milagre é dar um sentido divino a vida! A verdadeira plástica se faz na mente e alma!





Eduardo Aquino
Jornal Super de 16 de outubro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário