Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O SWU Music & Arts Festival



O SWU Music & Arts Festival (acrônimo de Starts With You) é um festival de música e Sustentabilidade realizado anualmente no interior de São Paulo. O Evento é idealizado pelo publicitário Eduardo Fischer.
O evento reúne artistas de diversos gêneros e estilos em 3 dias de muita música e consciência.

Historia

Desde Junho de 2009, surgiram especulações sobre uma possível edição do Woodstock em Nova York, em comemoração dos 40 anos do festival original, pelo co-fundador Michael Lang. No entanto em Agosto do mesmo ano a ideia foi abandonada e o festival cancelado.
Porém, no inicio de 2010, começaram os boatos de que seria realizado um 'Woodstock Brasil'[1],com especulações de quais seriam as bandas e o local. Após vários rumores, em Julho do mesmo ano foi confirmado o festival, mas com nenhuma ligação ao Woodstock, e sim com nome de SWU Festival [2]. Ao Longo dos meses foram se confirmando as atrações.

[editar]Organização

O Evento visa, vários assuntos. Além da música e da arte, a Sustentabilidade é um dos assuntos principais a ser tratado no SWU. Toneladas de lixo produzidos no festival foram coletado e reciclado, em vários latões, além das campanhas de preservação do meio ambiente. Além dos palcos musicais, existe o Fórum da Sustentabilidade, em que artistas apoiadores da causa,e pessoas de importância do meio, discutem sobre o tema com o público.
A edição de 2011 teve uma novidade: Uma amostra de curtas e animações ao ar livre, patrocinada pela EcoVision, uma instituição italiana que promove um festival de cinema sobre sustentabilidade. A sessões serão das 20h às 03h.[3]

[editar]Lineup

[editar]SWU 2010

Entre os dias 9, 10 e 11 de outubro ocorreu a primeira edição do festival, com mais de 70 atrações passaram pelos 2 palcos principais, Água/Ar e palco OI Novo Som, que contou com bandas do cenário independente e nomes da musica brasileira e internacional. Além dos astros da música eletrônica que se apresentaram no Heineken Greenspace. Estima-se que o público superou a marca de 150 mil pessoas.

  • A transmissão do show da banda Rage Against the Machine foi realizado pelo canal Multishow. Após a 8ª música foi feito um corte e o apresentador Beto Lee apareceu anunciando o fim da transmissão. No dia seguinte um comunicado oficial[5] dizia que pessoas, na hora do tumulto da pista VIP, invadiram o espaço da transmissão e acabaram quebrando algumas câmeras e botando em risco a segurança dos profissionais ali presentes e, por isso, a transmissão foi encerrada.
  • Forte chuva na noite de 29 de outubro de 2011 levou ao chão parte da estrutura do evento em Paulínia há duas semanas antes do início do festival [6]. Foi necessário o aumento do número de trabalhadores para levantar toda a estrutura e a organização do evento descartou a possibilidade de alteração nas datas do Festival SWU 2011[7].
  • A maior polêmica da segunda edição do festival, foi a briga entre os produtores de Peter Gabriel e os roadies do Ultraje a Rigor durante o show da banda. Tudo começou porque a forte chuva e os ventos atrapalharam o show da banda Tedeschi Trucks Band, atrasando em uma hora o show do Ultraje a Rigor. A produção de Peter Gabriel irritada, pressionou a banda a encurtar o show em meia hora, e ameaçou cancelar o show. Uma discussão começou e depois da primeira música do show, o produtor de Peter foi pra cima de Trovão, irmão de Roger, e uma confusão começou na lateral do palco. Depois de algumas trocas de socos tudo se acalmou, mas o vocalista da banda continuou a fazer provocações e reclamações, e a equipe de Peter tentou desligar os amplificadores da banda. O público, confuso, passou a xingar o cantor Chris Cornell que se apresentaria no mesmo palco. Depois de 13 músicas, a equipe do SWU foi logo retirando os equipamentos do Ultraje a Rigor. Roger ainda tentou emendar o sucesso "Marilou" mas foi impedida pela organização do evento que literalmente expulsou a banda do palco.[8].
  • Outro fato que marcou a edição 2011 do festival foi o truculento e confuso show da banda Hole no palco New Stage. Primeiro ao ver uma fã com uma camiseta que a citava, Courtney Love pediu para vestir a mesma. Na troca de roupa, a vocalista deixou seus seios a mostra propositalmente. Depois começou a errar algumas músicas, e começou a falar de seu relacionamento com Billy Corgan, vocalista doSmashing Pumpkins. O estopim foi quando a cantora viu um cartaz com a foto de seus falecido marido Kurt Cobain, do Nirvana. Ela começou a xingar o dono do cartaz e o vocalista do Foo Fighters e ex Nirvana, Dave Grohl. Logo após o fato, Courtney e a banda sairam do palco ameaçando ir embora. Depois o guitarrista Micko Larkin, disse que a banda só voltaria se o público gritasse "Os Foo Fighters são gays". o pedido foi atendido, a banda voltou, e terminou o show.[9]
  •  
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário