Total de visualizações de página

domingo, 21 de maio de 2017

Apalhaçaram-me nesses tempos extremos


Ah Sem verso algum
Sem poema nenhum
Sem nada que em mim
Se esperance nesse agora
Mórbido porquanto quase
Barroco ou rococó ou um
outro cocô qualquer
Cético, ou palhaço, triste,
Verdadeiramente
De há muito, o sou
E quiçá você, também,
Por conta desse abominável gesto
De lesa à Pátria que hora, por aqui,
Galopa desenfreado!

-Pois essa bandalheira...descabida,
Correndo por aí à solta...País afora,
Nesses tempos estremos que hora vivemos
Faz-me sentir como se fora eu um Palhaço, triste,
Que acabara de sair de um picadeiro alegre!

-Ah Destarte, sem impulsão alguma
Desaprendi a voar além
Desregalei-me em dar
Alegria a outrem
- Não importa quem -
Vez que renego fiar-me
Em humanos aboletados
Uns nas tetas dos outros
E est’outros nas daquel’outros
Mas todos juntos se refastelam gulosos
Nas já secas mamas da Pátria Mãe Gentil
Sem nunca cessar suas ganâncias... Jamais!

-Pois essa bandalheira...descabida,
Correndo por aí à solta...País afora,
Nesses tempos extremos que hora vivemos
Faz-me sentir como se fora eu um Palhaço, triste,
Que acabara de sair de um picadeiro alegre!

-E mesmo em face desse tédio
De quem não espera a morte
- Angustia de todo morrente -
Nenhum deles tampouco, sequer,
Vislumbra alhures, nada, além
Senão a crença de que se farão
Imortais ou imortalizados
Em nomes de ruas vielas
Ou em outros breguerços quaisquer
- públicos ou privados –
Onde jazerão seus desbotados nomes
Com o passar do tempo sujeito, deveras,
A incontáveis intempéries por demais cruéis!

-Ah Sem verso algum
Sem poema nenhum
Sem nada que em mim
Se esperance nesse agora
Mórbido porquanto quase
Barroco ou rococó ou um
Outro cocô qualquer
Cético, ou palhaço, triste,
Verdadeiramente
De há muito, o sou
E quiçá você, também,
Por conta desse abominável gesto
De lesa à Pátria que hora, por aqui,
Galopa desenfreado!

-Pois essa bandalheira...descabida,
Correndo aí à solta...País afora,
Nesses tempos extremos que hora vivemos
Faz-me sentir como se fora eu um Palhaço, triste,
Que acabara de sair de um picadeiro alegre!


RELMendes 25/04/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário